A Guitarra





O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida. Existem versões acústicas, que possuem caixa de ressonância e elétricas, que podem ou não possuir caixa de ressonância, mas utilizam captadores e amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento.
As guitarras, bem como a maior parte dos instrumentos de cordas são construídas pelo luthier. O músico que a executa é chamado guitarrista.


.


.


.


.


Desambiguações


Segundo os músicos e musicólogos, o termo correto para este instrumento seria “guitarra” (em consonância com outras línguas), provavelmente com origem remota na palavra grega kithara. Mas na língua portuguesa, o uso é completamente diverso


.


No Brasil


O termo “guitarra” refere-se exclusivamente à guitarra elétrica e a palavra “violão” é usado para se referir tanto à guitarra clássica, como à guitarra acústica, esta segunda com cordas de nylon ou mesmo com cordas de aço, como no caso do violão folk, ou como num violão ovation.


.


Em Cabo Verde


A guitarra clássica também é chamada de “violão”. Essa designação era comum em Portugal até início do séc. XX.


.


A viola


Acredita-se que o nome "violão" derive diretamente do termo “viola”, que designa vários instrumentos portugueses, da qual a viola caipira brasileira é uma evolução. Embora possua várias diferenças de timbre e de número de cordas, a viola é muito semelhante em formato à guitarra, apenas menor. É compreensível que, para um leigo, uma guitarra seja apenas uma viola grande. Assim, apesar de referir-se ao mesmo instrumento que a guitarra, a origem linguística do nome “violão” foi o termo “viola”, acrescido do sufixo de aumentativo “—ão”.


.


Em Portugal


O termo mais comum hoje em dia para a guitarra é “viola”, tanto para as acústicas como para as elétricas, o que, no entanto, não erradicou por completo o uso de “guitarra” para este instrumento. As mais antigas violas ganharam nomes específicos conforme cada caso.


.


Terminologia genérica


Família das guitarras


O termo “guitarra” também é utilizado para se referir a famílias de instrumentos com algumas similaridedes, embora nem sempre com a mesma acepção. Para alguns autores, a família das guitarras engloba qualquer cordofone com braço e caixa de ressonância cujas cordas são beliscadas. Isso inclui instrumentos tais como:


o alaúde,
a
balalaica,
o
bandolim,
o
banjo,
a
guitarra portuguesa,
o
siamise,
o
sitar,
o
vina, etc.


Instrumentos de cordas beliscadas


Mas outros autores apenas consideram como família das guitarras os instrumentos de cordas beliscadas que têm a caixa em forma de “8”. Isso inclui instrumentos tais como:



o cavaquinho,
o
charango,
o
cuatro,



e os tres da América latina,


o ukulele,
a
viola caipira e
as
violas portuguesas.


Copie essa postagem para seu Blog:

0 comentários:

>Bem-Vindo<

Saudação

Cursor

Relógio